Dermatite De Estase E Úlceras: Causas, Sintomas E Prevenção



Curativos tópicos, como a bota de Unna, que é um curativo que contém óxido de zinco úmido, também podem ser utilizados. Esses curativos servem como compressões não elásticas que contêm um tratamento tópico para MS. A bota de Unna também pode ser combinada com outros tratamentos, inclusive corticoides tópicos.

  • Opções cirúrgicas, que incluem ablação endovenosa e enxerto de pele, também podem ser utilizadas para promover a cicatrização e prevenir a recorrência da úlcera [74].
  • A dermatite de estase é uma condição comum que pode ser causada por vários fatores, incluindo insuficiência venosa e hipertensão venosa crônica.
  • No caso de úlceras venosas, as opções de tratamento incluem manejo, modalidades mecânicas, terapia de feridas, medicamentos e/ou cirurgia.
  • Esses macrófagos, juntamente com outras células, promovem a inflamação e induzem várias características histológicas observadas na SD, incluindo alterações espongióticas epidérmicas e proliferação capilar [17].
  • Outra droga venoativa, a fração flavonóide purificada micronizada, demonstrou ser mais potente do que outras drogas venoativas na redução do edema do tornozelo [64].


Se você tem insuficiência venosa, os dermatologistas também recomendam que você observe a pele das pernas com frequência. A dermatite de estase se desenvolve na pele afetada por fluxo sanguíneo deficiente. Nem todas as pessoas que têm insuficiência venosa desenvolverão dermatite de estase, mas o fluxo sanguíneo deficiente aumenta o risco. Com base nos dados, o atual paradigma de tratamento deve ser modificado, iniciando-se a diosmina oral juntamente com o tratamento centrado no paciente, assim que os pacientes desenvolverem doença venosa sintomática.

Tratamento De Úlceras



Uma vez feito o diagnóstico, o profissional de saúde trabalhará com o paciente para desenvolver um plano de tratamento que atenda à causa subjacente da dermatite de estase. Isto pode incluir mudanças no estilo de vida, como exercícios regulares e controle de peso, bem como medicamentos para melhorar a circulação e reduzir a inflamação na área afetada. A SD é normalmente diagnosticada pela avaliação clínica da pele afetada e do histórico médico [1, 28].



Embora a terapia de compressão continue sendo o tratamento mais utilizado para ulcerações venosas, com a cicatrização de úlceras relatada em aproximadamente 70% dos pacientes aderentes ao tratamento, uma parcela significativa dos pacientes não responde totalmente a este tratamento [14]. As meias de compressão podem ser demasiado dolorosas para os pacientes com úlceras de estase, pelo que podem ser necessários tratamentos cirúrgicos (ver Secção 7 sobre tratamentos). Após a cicatrização, a frequência de recorrência de ulcerações venosas em 5 anos varia entre 26 e 51%, com o valor exato dependendo do grau inicial de ulceração [15]. Além disso, a cura não garante a restauração completa da função adequada dos pacientes, nem a resolução do desconforto ou da dor. Se os seus sintomas não melhorarem ou piorarem, seu médico conversará com você sobre as próximas etapas.

Apresentação Clínica



Usar meias de compressão ou bandagens, caminhar e elevar as pernas podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas. A estase venosa se deve ao acúmulo de sangue nas pernas devido à má circulação sanguínea. Esse acúmulo de sangue causa aumento da pressão nas veias das pernas, que pressionam a pele e causam os sintomas característicos de estase venosa. Existem válvulas unidirecionais nos vasos sanguíneos venosos que ajudam a trazer o sangue de volta ao coração. A dermatite de estase é um tipo de eczema causado pelo fluxo sanguíneo deficiente nas veias.

Causes of leg ulcers, risk factors, and prevention – Medical News Today

Causes of leg ulcers, risk factors, and prevention.

Posted: Wed, 26 Apr 2023 07:00:00 GMT [source]



Se o diagnóstico inicial for inconclusivo, a ultrassonografia duplex pode ser usada para detectar a direção do fluxo sanguíneo, avaliar o refluxo venoso e identificar possíveis obstruções venosas. O uso generalizado do ultrassom duplex é apoiado por sua precisão, não invasividade e custo-benefício [1, 30].

Como É Tratada Uma Úlcera Vascular?



Também chamadas de úlcera de estase, ocorrem devido a problemas circulatórios que retardam a saída do sangue dos pés e pernas. Converse com seu médico se você tiver problemas de saúde que o coloquem em maior risco de desenvolver dermatite de estase venosa.

  • À medida que envelhecemos, as válvulas dentro da parte inferior das pernas podem começar a enfraquecer.
  • Isso pode incluir manter um peso saudável, permanecer ativo, usar meias de compressão e elevar as pernas quando possível.
  • O inchaço exerce pressão sobre a pele e pode causar vermelhidão, coceira e sensação de peso ou dor.
  • Pode resultar de condições que afetam o fluxo sanguíneo nas pernas, como insuficiência venosa crônica, veias varicosas e insuficiência cardíaca congestiva.


Os objetivos das opções atuais de tratamento em pacientes com SD incluem abordar o impacto clínico da insuficiência venosa subjacente, edema e inflamação (coceira e dor), melhorar as lesões cutâneas e curar úlceras (Tabela (Tabela 2).2). As opções iniciais para o tratamento da MS incluem exercícios, caminhada e elevação das pernas, embora tais abordagens sejam geralmente eficazes apenas para casos leves de MS [1, 2]. A base do tratamento da MS continua a ser a terapia de compressão através de ligaduras ou meias, utilizando uma pressão elevada de cerca de 60 mmHg ou uma pressão média de cerca de 30 mmHg [48], respetivamente, para reduzir a pressão venosa ambulatorial e a hipertensão resultante. Embora tenha sido demonstrado que a compressão alivia o inchaço, a dor e as alterações cutâneas de estase em pacientes com SD, essa abordagem geralmente falha devido à não adesão ou perda de elasticidade da meia após o uso repetido [1, 2, 49–52]. Na verdade, apenas cerca de 50-60% dos pacientes cumprem a terapia de compressão, sendo mais difícil aplicar bandagens corretamente (em vez de meias) sem orientação profissional [2, 50, 53]. Além disso, a borracha sintética nas meias de compressão pode resultar em dermatite alérgica de contato nas extremidades inferiores, impactando ainda mais a adesão ao tratamento [54].

Causas Da Dermatite De Estase



Curativos tópicos são recomendados para promover a cicatrização de feridas úmidas e cobrir úlceras, embora nenhum curativo tenha demonstrado ser superior [62, 74]. Os medicamentos mais utilizados são analgésicos orais (como anti-inflamatórios, paracetamol e metamizol) e cremes anestésicos tópicos (como prilocaína e lidocaína). Medicamentos tópicos, que incluem pentoxifilina e flebotônicos, podem ser aplicados como monoterapias ou em combinação com terapia de compressão [37, 74, 76].

  • Aqui, os leucócitos fixam-se ao endotélio das paredes das veias e dos folhetos das válvulas, causando a necrose e/ou apoptose do endotélio, dos fibroblastos, das células musculares lisas e das células parenquimatosas da parede venosa.
  • O acúmulo adicional de macrófagos é induzido pelo acúmulo de hemossiderina e hemoglobina.
  • Com manejo adequado e mudanças no estilo de vida, é possível conviver com a dermatite de estase e controlar eficazmente os sintomas.
  • Há um acúmulo de evidências clínicas para apoiar o conceito de que a hipertensão venosa causa MS. Um estudo que examinou 360 membros inferiores indicou uma correlação positiva entre o aumento da pressão venosa ambulatorial e danos graves à pele [39].
  • O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para evitar que a doença progrida e leve a complicações mais graves.

how to dose cannabidiol sweets